Diferenças entre os aquecedores de água de passagem e acumulação
De Passagem.
Neste tipo de aquecedor a gás, a água é aquecida a medida em que passa por um sistema de serpentina que fica ao redor de uma câmara de combustão – local onde a chama fica acessa. Ele não exige reservatório por acumulação porque a água é consumida de imediato.
O aparelho é acionado quando é aberto um ponto de consumo de água, como torneira ou chuveiro. É aí que a chama é acesa, porque a água entra pelo aquecedor e movimenta uma peça “dizendo” que vai precisar de aquecimento. Antigamente esse fogo era ligado manualmente, lembra?
Essa chama é produzida e mantida acessa pelo gás GN (gás natural) ou GLP (gás liquefeito de petróleo, conhecido como gás de cozinha). Em seguida a água é distribuída para os pontos de consumo desejados.
Vale lembrar que os aquecedores a gás com selo Conpet possuem maior eficiência energética.
Por Acumulação.
Neste caso, o aquecimento ocorre através da passagem da água por um sistema de serpentina dentro de um aparelho de acumulação, conhecido como boiler. A água aquecida fica armazenada nesse boiler instalado no forro ou em falsos armários. É o mesmo procedimento que ocorre nos aquecedores solares.
O aquecimento da água neste formato é controlado por meio de um termostato que mantém a temperatura dentro dos limites estabelecidos, enquanto que a perda do calor é controlada pelo revestimento térmico existente no cilindro. Com este sistema de aquecimento o consumo da água pode ser imediato (conforme a regulagem) ou para consumo posterior.
Se você precisa de um aquecedor de passagem ou acumulação, contate um técnico da Floripas Aquecedores & Ar condicionados.